Google AdWords x Google SEO

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SEO é a primeira Estratégia do Marketing de Conteúdo.

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de buscas, que é a utilização de técnicas que visam a melhoria do posicionamento no resultado de pesquisa do principal buscador: Google, uma vez que pesquisas revelam que mais de 90% das pessoas pesquisam na internet por produtos ou serviços antes de comprá-los.

Além disso, para a realização dessa otimização para os mecanismos de busca é necessário trabalhar, também, com estratégias voltadas para a geração de links em diversas fontes na web – ação que impulsiona consideravelmente a relevância e autoridade de um web site preparado para o Google, ou seja, esteja dentro dos padrões de programação, usabilidade e técnicas que vão melhorando a performance do site na Internet, assim, a posição do mesmo em relação aos resultados de pesquisa.

Segundo o Google são realizadas aproximadamente 100 bilhões de buscas por mês em todo o mundo;

  • Menos de 20% dos usuários aprofundam suas pesquisas, avançando à segunda página de resultados;
  • Usuários fazem pesquisas de qualidade e preço antes de tomar decisões, navegando em diversas lojas virtuais e utilizando ferramentas para a comparação de preços;
  • Blogs e comentários de usuários são as principais informações pesquisadas para auxiliar no processo de tomada de decisões;
  • 1 a cada 5 buscas no Google são relacionadas à localização. Por isso, empresas que atuam em abrangência regional devem investir em marketing de busca;
  • As pessoas passam mais tempo utilizando a internet do que a TV.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 94,2 milhões de usuários possuem conexão com a internet no Brasil – totalizando 55% da população. Em 2008, apenas 34% da população brasileira possuía alguma forma de acesso à internet.

Otimização de Site (SEO) da RESULTADO?

Conforme já mencionado, em todo o mundo ocorrem aproximadamente 100 bilhões de pesquisas diárias. Mais de 50% dos usuários clicam nos primeiros resultados orgânicos de pesquisa, aqueles que não são pagos; por isso, uma boa estratégia de marketing de busca não pode depender apenas de links patrocinados para marcar uma presença forte nos resultados de pesquisa. Para demonstrar melhor a importância de se investir em SEO, separamos as principais vantagens dessa técnica:

  • Liderança: Mais de 70% dos usuários de mecanismos de busca consideram as empresas que estão bem posicionadas nos resultados como sendo líderes de mercado.
  • Conversão: Dependendo do segmento, as taxas de conversão são mais altas em relação aos links patrocinados.

Tráfego Qualificado: SEO traz um aumento considerável de acessos ao site. Um bom trabalho de otimização prioriza aqueles visitantes que possuem potencial para se tornarem clientes graças a uma pesquisa detalhada de palavras-chave, gerando fortalecimento da marca da empresa, produto, ou serviço para uma quantidade enorme de possíveis novos clientes.

Competitividade: Pequenas e médias empresas têm o mesmo poder competitivo que as grandes nos mecanismos de busca, uma vez que o que importa é a qualidade do site e do conteúdo.

Mensuração: Os resultados vindos graças ao SEO também são mensuráveis. É possível identificar quais palavras-chave mais geram impressões, acessos e conversões, localização, tempo de permanência, melhores páginas, entre outros dados.

Segmentação: As pessoas pesquisam cada vez mais soluções locais, como prestadores de serviços na cidade onde o usuário reside ou pretende visitar, buscas por hotéis, restaurantes, encanadores, entre outros – e as técnicas de SEO também permitem que tal segmentação seja realizada.

Conversão Offline: Muitas pessoas pesquisam produtos na internet antes de efetuarem a compra em lojas físicas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, esse é um comportamento adotado pela maioria dos consumidores norte-americanos.

No Brasil não é muito diferente: 45% dos consumidores fazem pesquisas na internet antes de comprarem em lojas físicas! Por isso, aparecer no Google deve ser prioridade para qualquer tipo de negócio que queira conquistar mais clientes.

SEO e AdWords, quando combinados, tornam-se mais fortes. Como você já viu, o AdWords é uma estratégia que tem efetividade de curto prazo, pois você coloca dinheiro ali e esse investimento já começa a gerar resultados imediatos. O SEO, por sua vez, apresenta resultados diferentes, pois sua efetividade é de médio a longo prazo, ou seja, você vai investir nele e só verá os resultados depois de quatro ou seis meses. Porém, os resultados de um trabalho de SEO tendem a ter um crescimento contínuo e permanecer mais tempo na internet ( 24 horas) do que o Link Patrocinado do Google AdWords, em média com um orçamento diário que não ultrapasse a R$ 100,00 (Cem reais) por tempo determinado irá ficar ou variar por apenas uma média p de 3 horas na Internet, lembrando que o horário comercial tem 8 horas e o dia 24 horas. Uma grande comparação que fazemos é que com o GOOGLE SEO a empresa aparece 24 horas nas pesquisas do GOOGLE e com campanhas no GOOGLE ADWORDS apenas algumas horas, pois é limitado ao orçamento diário e ao número de cliques disponíveis para cada palavra chave e o seu valor correspondente de acordo com a concorrência.

Um estudo comprova que horário de pesquisa dos compradores e pesquisadores de Internet fazem as buscas entre 20:00 horas da noite e 13:30 da manhã por ser um horário mais tranquilo e que lhe dá mais abrangência nas pesquisas.

Uma das formas de melhorar o posicionamento do site da sua empresa em buscadores como Google, sem ter que pagar os links patrocinados é realizando a otimização de seu site (SEO – Search Engine Optimization) e Marketing de Conteúdo.

O SEO visa definir as palavras-chave que são os objetivos da empresa, específicas para posicionar o seu negócio ou produto em posições mais relevantes para a empresa.

Então, SEO é tipicamente um conjunto de práticas que te ajudarão a alcançar uma melhor classificação nos resultados dos buscadores. Algumas dessas práticas incluem:

  • Criar e publicar conteúdo de qualidade.
  • Uso de palavras-chave relevante para o negócio.
  • Planejamento de link building para melhorar a popularidade.
  • Usabilidade visando melhorar a navegação do seu site para fornecer uma excelente experiência ao usuário.

Embora não exista uma forma de garantir qual será o posicionamento do site com absoluta certeza, o SEO, o Marketing de Conteúdo e a Otimização da codificação da página melhora em muito o fato de seu site ser encontrado com mais facilidade trazendo assim maior quantidade de acessos lhe proporcionando maior retorno financeiro através da internet, com um investimento bem menor. Em nossos projetos contemplamos os seguintes passos:

  • Análise e diagnóstico; ( 1º mês);
  • Planejamento estratégico; ( 2º mês);
  • Implantação e execução; ( 3º mês);
  • Controle e mensuração. ( 4º mês em diante/ resultados na 1º página).

Ciclo de Planejamento:

Aspectos Importantes:

  1. Atrair visitantes;
  2. Transformar visitantes em potenciais clientes;
  3. Fechar negócio;
  4. Multiplicar seu faturamento.

Diferença entre AdWords e SEO (Orgânico)…

 Como o Google pode ajudar a mudar o Rumo da sua Empresa!

AdWords (Link Patrocinado): A forma de cobrança é por clique! Este é o famoso leilão de palavras chaves. Ex: casa para alugar (valor inicial 0,02 o clique/ exemplo). Este valor pode variar e muito de acordo com cada segmento. Quem pagar o maior valor sempre estará aparecendo na frente dos concorrentes.

Google AdWords

  • Prós: o resultado é praticamente imediato e você atinge qualquer lugar no mundo em questão de segundos (após confirmação de pagamento). Lembrando que todo investimento requer um resultado positivo.
  • Contra: você, literalmente, nunca poderá parar de pagar o Google, do contrário seu site não irá mais aparecer na pesquisa do Google.

Depende do lance que você dará, o quão relevante é a palavra-chave que escolheu para o internauta e a qualidade de seu anúncio

SEO (Google Orgânico): O site se destaca por estar bem otimizado (títulos, descrições internas para Google, urls, conteúdo, Page Rank e mais diversos fatores. Com destaque para Page Rank = critério utilizado pelo google para dar nota aos sites e logo após ranquear de acordo com os concorrente e técnicas usadas na criação e desenvolvimento do site.

  • Prós: após conseguir chegar às primeiras colocações, a possibilidade de ficar no topo por um bom tempo é grande, claro que isso depende de vários fatores. O custo para ficar bem posicionado é zero, exceto o custo com a contratação de um programador qualificado que detenha as técnicas do google e consiga otimizar o seu site para competir com os demais e concorrer a primeira página por meio de melhorar a classificação do site e passar os concorrentes fazendo a otimização.

Utiliza-se de palavras-chave, só que nesse caso sem um anúncio pago, mas sim com a qualidade e relevância que irá se adquirir no seu site de acordo com as etapas do projeto a ser desenvolvido em médio prazo.

Irá melhorar a sua colocação nos resultados de busca, trazendo assim, maior visibilidade e tráfego de visitantes em seu site.

  • Contra: O tempo para obter um bom resultado é de três/quatro a seis meses, isto para casos com foco regionalizado, em caso de sites com foco nacional, o tempo pode ir muito além, sendo que não é possível ter muitos resultados bons com diversos focos (palavras chaves) diferentes.

Anuncio do Google x SEO

Como podemos ver as duas ferramentas são ótimas e muito eficientes para gerar mais lucros para sua empresa e também potencializar seu investimento. Porém, qual escolher? Anuncio do Google x SEO? O melhor a se fazer é escolher os dois, integrando-os.

Comece investindo no SEO, tornando seu site mais atrativo e expressivo para os sistemas de busca, trazendo conteúdos de maior relevância e qualidade. Feito isso, invista em uma campanha de AdWords para alavancar a sua imagem na internet e campanhas pontuais como por exemplo a promoção de um produto ou serviço que a sua empresa quer alavancar em um período muito rápido e que seja realmente impactante. Assim que essa promoção acabar volte o foco para o GOOGLE SEO.

Desta forma, seu site se manterá sempre em primeiro nas buscas, e você conseguirá atrair melhores resultados. Coloque o SEO como OTIMIZADOR contínuo de sua empresa e use o Google AdWords apenas quando precisar aumentar o desempenho ou dar um UP em sua imagem e/ou vendas.

Então, podemos falar mais sobre o seu negócio? Entre em contato direto com um de nossos Analistas de Marketing Digital da BH4 COMUNICAÇÃO, que teremos o maior prazer em atendê-lo (a).

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